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Projetos

Pesquisa

Representação de incerteza em indicadores de desempenho através da lógica difusa

Os indicadores são amplamente utilizados pelas organizações como forma de avaliar, medir e classificar o desempenho organizacional. Parte integrante de sistemas de avaliação de desempenho, os indicadores são, muitas vezes, compartilhados ou comparados com diferentes setores internos ou até mesmo com outras organizações. Entretanto, alguns indicadores possuem associada certa vaguidade e imprecisão, carecendo-lhe também de semântica. Estes desafios têm sido enfrentados através do uso de Lógica Difusa para a representação semântica de indicadores de desempenho, tratando-se a imprecisão e a vaguidade identificadas pela literatura. Desta forma, o presente projeto de pesquisa visa identificar o estado da arte da representação de incertezas através do uso de lógica difusa, utilizando-se levantamento bibliométrico para identificar na literatura científica os modelos e técnicas empregadas para o enfrentamento destes desafios.
Situação: Em andamento
Alunos envolvidos: Yasmin de Matos Nunes
Professor Responsável: Vanderlei Freitas Junior

Extensão

Tecnologia e Redes de Computadores

O Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio conta com o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e, no âmbito do curso, especialmente por ocasião da realização dos trabalhos de curso, requisitos básicos para a obtenção do título de tecnólogo em redes de computadores, têm sido desenvolvidas diversas pesquisas tecnológicas com grande impacto e relevância social. Por outro lado, não há disponível veículo para divulgação dos resultados destes trabalhos, gerando prejuízos do ponto de vista do processo de socialização das pesquisas. O presente projeto contempla a publicação de livro veiculando os resultados das pesquisas desenvolvidas no Campus Sombrio, do Instituto Federal Catarinense, relacionadas com a temática de tecnologia e redes de computadores, garantindo a socialização do conhecimento produzido, através de soluções de baixo custo.
Situação: Em andamento
Alunos envolvidos: Gabriel Cesar Costa
Professor Responsável: Vanderlei Freitas Junior

Ensino

Monitoria em Lógica e Programação

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, do Campus Avançado Sombrio, do Instituto Federal Catarinense, conta com duas disciplinas específicas da área de programação de microcomputadores. São elas: Programação I e Programação II. Cada uma com a carga-horária de 60 (sessenta) horas, dispõem de laboratórios com 20 (vinte) computadores cada. Entretanto, historicamente, estas disciplinas são conhecidas pelo grande número de reprovações, constituindo-se em obstáculos para a integralização do curso pelos estudantes. Esta realidade já é verificada no Campus Avançado Sombrio, que tem expectativa de matrícula de mais de 50 alunos para a disciplina de Programação I, no semestre 2016/1. Assim, o presente projeto tem por objetivo desenvolver uma monitoria para atendimento dos alunos em horário prévio e durante as aulas programadas, dividindo-os em duas salas com aulas simultâneas. A medida visa possibilitar a matrícula de todos estes estudantes, oportunizando a integralização do curso e a continuidade dos estudos, sem perder de vista a qualidade necessária e pela qual é reconhecido o Campus Avançado Sombrio, objetivando também desenvolver estratégias para compreender a desmotivação e o alto índice de reprovação na área.
Situação: Em andamento
Alunos envolvidos: Vinícius Fernandes
Professor Responsável: Vanderlei Freitas Junior
Finanzierungsprobleme des journalismus, erhhter geschwindigkeitsdruck, hass-postings und big data sind hier nur einige hausarbeit schreiben fom wenige schlagworte.